Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOFREM COM TRANSPORTE

Além de pagar um alto custo, em Itanhaém jovens ainda sofrem humilhações para poderem chegar à universidade.

Depois do caos efrentado pelos estudantes universitários no ano passado, quando ações políticas levaram ao fechamento do Movimento Estudantil de Itanhaém, o qual além de fornecer um transporte aos universitários com qualidade, ainda prestava outros diversos serviços, agora novamente jovens estudantes ficam a mercê da articulação da prefeitura com a empresa de transportes que presta serviço ao município.

Nos últimos dias estudantes foram seriamente constrangidos pela atual organização de transporte universitário (se é que podemos dizer que é organizado), até a polícia foi chamada para retirar aluno de dentro do ônibus. O motivo era o atraso no pagamento do boleto.

Detalhe: além da mensalidade ser bastante alta, o vencimento dos boletos são sempre no último dia do mês. o fato já vem sendo questionado há meses por diversos usuários, mais nada é feito para o favorecimento dos estudantes, somente quem sai favorecida é a empresa.

Até quando vamos permitir que essas e tantas outras injustiças continuem sendo praticadas em Itanhaém?

4 comentários:

  1. Pior do que os transtornos enfrentados nos onibus, é a atendimento que enfrentamos na empresa do onibus, onde uma "atendente-fotografa- faz tudo" normalmente de mau humor,trata de forma grossa grande parte dos estudantes, tanto universitários, quanto das escolas do municipio que procuram a empresa. Somos obrigados a enfrentar a fila quilometrica que se forma todo final de mês, para podermos pegar o boleto do onibus fretado, sendo que na epoca do MEDI, os boletos eram entregues nos onibus, oque facilitava muito a vida dos diversos estudantes que trabalham , e não teem tempo para ir ate o local retirar o boleto. Além do fato de esperar a fila, quando conseguimos chegar ao guichê temos uma nova espera, porque a atendente da empresa, vai separando, os estudantes que precisam retirar o boleto, os interessados em tirar foto para o passe escolar, entre outros, quando ela junta uma quantidade de pessoas, que ja passaram pelo guiche, ela inicia um novo processo, indo tirar a foto de todas as pessoas que irão fazer o cartão do estudante, entrega alguns documentos, para depois somente, fazer a entrega dos boletos. Ou seja, acabamos enfrentando duas filas. Outro abuso, agora dentro dos onibus, é a quantidade de estudantes que tem subido no onibus fazendo uso de bebida alcoolica, um grande absurdo, pricipalmente porque alguns ainda nem completaram 18 anos.

    ResponderExcluir
  2. é verdade, Marcelo. O serviço dos ônibus p os estudantes está péssimo. Eu e meu filho estamos indo p a facul de Van. As vans estão atendendo melhor os estudantes. Na maioria dos motoristas, eles deixam os alunos em casa ou próximo delas, o que proporciona maior segurança e conforto tb; principalmente nas noites chuvosas....
    Mas, a galera estudantil deveria se organizar e pensar em tomar a frente dessa questão do transporte universitário.

    ResponderExcluir
  3. Estou satisfeita por ver a Juventude Socialista Brasileira de Itanhaém, presidida por Felipe Moscatello, protestando ao se deparar com injustiças sociais, praticadas contra jovens estudantes da cidade; por pessoas inescrupulosas que deteêm certas concessões para prestação de serviços públicos, as quais se acham no direito de práticas abusivas e constrangedoras, acompanhadas da inércia do Governo Municipal.
    É inadmissível que nossos jovens universitários sofram qualquer tipo de discriminação, principalmente por aqueles que os devem tratar com muito respeito e consideração.
    É lamentável observar que a Administração Pública atual, se omite a intervir a favor dos universitários, assim como se omite em vários outros tantos assuntos de interesse social, até mesmo, não se preocupando em nada, para que seja modificado o alto índice de rejeição política, a ela atribuida pela população de Itanhaém.
    Por fatos assim, vemos a cada instante que...
    #TEMPOS MELHORES ESTÃO POR VIR!!! Maria Moura.

    ResponderExcluir
  4. É inegável a humilhação que estamos sofrendo desde o fechamento do antigo MEDI (Movimento Estudantil de Itanhaém), porém ainda acho necessário que façamos antes de qualquer coisa, um exame de consciência, pois antes de acusarmos de "injustos" estes atos, temos que avaliar também a posição dos estudantes perante a situação, que diga-se de passagem não é nenhum pouco aceitável.
    É bem verdade que a data dos boletos emitidos pela referida empresa esteja errada, que as humilhações que alguns estudantes vem passando são constrangedoras, porém não é com a depedração do patrimônio público que iremos resolver algo.
    Também já passei constrangimento por conta da apresentação do boleto, assim como outras, que não vêm ao caso, mas na oportunidade de soltarmos a nossa voz perante as autoridades políticas, muitos ficaram calados, e eu não contente despejei o caminhão de melancia só, sem ninguém do lado.
    Das duas uma, ou a classe estudantil se une realmente e reivindica de forma cívica e correta os seus direitos, ou então esse caos irá continuar cada vez pior...

    Sem mais

    ResponderExcluir